quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Faz bem se sentir bem

Querido Diário Médico,

Hoje foi um daqueles dias que começam ensolarados. Eu sei que tinha ônibus lotado, correria e suor no meio das ruas cheias de carros pra não perder a hora, pula-pula por entre esgotos e lixos pra não se sujar, e corrida na rampa. Mas, o sol estava lá, brilhante e ameno, fazendo o dia brilhar um pouco mais.



Enfermaria 550. Enxurrada de perguntas e questionamentos ao professor de como seriam nossas próximas 16 semanas e quais as tarefas a serem executadas.
Trabalho em equipe, divisão, lógica, acordos.
Almoço junto, depois um docinho pra voltar à toda prova.
Tenho certeza de que seremos um ótimo grupo de Clínica Médica!

Enfim, chegada a hora de "conhecer" nossos pacientes. Conhecer no sentido da evolução da internação em curso, e de suas patologias. Por hora até dá pra conversar sobre alguns aspectos da vida pessoal, mas nossa abordagem é sempre focada na doença (uma pena). Raramente sobre saúde. Mas sempre que dá, falo sobre expectativas, sonhos, motivação, ideias próprias sobre a doença e a atual "norma" de vida. Acho que dá certo um pouco.

A enfermaria ficou um pouco mais movimentada com a presença de alunos de Semiologia de outra faculdade. Tão animada que achei melhor somente ler e analisar o prontuário das minhas pacientes. A conversa teve que ficar pra outro dia.

Apesar disso, a leitura cuidadosa do prontuário e o acompanhamento da progressão dos fatos foram bem valiosos. Alguns tópicos de estudo pra casa: DAC, HAS, DAOP, LES, Herpes, Esquistossomose...
Além do dia super agradável e produtivo, fortalecer minha auto-estima fez parte das conquistas.
Tudo isso faz a gente seguir em frente!

Motivada, essa é a palavra!
Carla Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário